sábado, 23 de fevereiro de 2013

TRABALHO 4 DE METODOLOGIA!!!

No dia  19 de Fevereiro de 2013, as professoras Mayrla Andrade e Luiza Monteiro, nos repassaram os chamados Critérios de Pesquisa, que se resumem basicamente em: finalidade, objetivos, procedimentos, natureza e local de realização da pesquisa, ou Lócus de pesquisa, além de marcarem os dias das apresentações dos pré-projetos.

ANOTAÇÕES SOBRE A AULA:
*      Método Dedutivo: só a razão e capaz de levar ao conhecimento verdadeiro

*     Método Indutivo: considera que o conhecimento e fundamentado na experiência, não levando em conta os princípios

*      Método Hipotético: dedutivo. Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficiente para a explicação de um fenômeno, surge o problema

*      Método Dialético: fundamenta se na dialética proposta por HEGEL, no qual as contradições se transedem dando origem as novas contradições que passam a requerer solução

*      Método Fenomenológico (HUSSERL): preocupa se com a descrição direta da experiência tal como ela é.

Tipo de pesquisa

Critérios

Do ponto de vista da finalidade

v   Básica - sem pratica

v   Aplicativa - com pratica

Do ponto de vista de seus objetivos

v   Exploratória: tem entrevista , fotos , videos e etc... / objetivos: conhecer melhor o problema / elaborar hipóteses / aprimorar ideias / descobrir intuições (modalidades : levantamentos bibiograficos / entrevistas / estudos de casos

v   Descritiva: fazer levantamento , pesquisa descritiva [ conhecimento : o qué ] objetivos : descrever características de populações ou fenômeno  / estabelecer relações entre variáveis (modalidades: estudos etnograficos / levantamentos de opiniões , de atitudes , crenças , etc...)

v  Explicativa: por explicar algo [conhecimento: por que] /



Do ponto de vista da forma de abordagem do problema ou da natureza

Ø  Quantitativa

Ø  Qualitativa

Pesquisa bibliográfica: livros , site’s , jornais  etc...

Pesquisa documental: pessoas, cartas

Pesquisa experimental: quando se experimenta algo na sua pesquisa / expor o objeto a testes ...

Levantamento: opiniões, entrevista, conversar com alguém ...

Estudo de caso: um caso especifico e unico

Pesquisa ação: se você busca mudar essa realidade de alguma forma ....

Pesquisa participantes: quando você se ver membro