No dia 19 de Fevereiro de 2013, as professoras Mayrla Andrade e Luiza Monteiro, nos repassaram os chamados Critérios
de Pesquisa, que se resumem basicamente em: finalidade, objetivos, procedimentos, natureza e local de realização da pesquisa, ou Lócus de pesquisa, além de marcarem os dias das apresentações dos pré-projetos.
ANOTAÇÕES SOBRE A AULA:
Método Dedutivo: só a razão e capaz de levar
ao conhecimento verdadeiro
Método
Indutivo: considera que o conhecimento e fundamentado na experiência, não
levando em conta os princípios
Método Hipotético: dedutivo. Quando os
conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficiente para a
explicação de um fenômeno, surge o problema
Método Dialético: fundamenta se na dialética
proposta por HEGEL, no qual as contradições se transedem dando origem as novas
contradições que passam a requerer solução
Método Fenomenológico (HUSSERL):
preocupa se com a descrição direta da experiência tal como ela é.
Tipo
de pesquisa
Critérios
Do
ponto de vista da finalidade
v Básica - sem pratica
v Aplicativa - com pratica
Do
ponto de vista de seus objetivos
v Exploratória: tem entrevista , fotos , videos
e etc... / objetivos: conhecer melhor o problema / elaborar hipóteses /
aprimorar ideias / descobrir intuições (modalidades : levantamentos
bibiograficos / entrevistas / estudos de casos
v Descritiva: fazer
levantamento , pesquisa descritiva [ conhecimento : o qué ] objetivos :
descrever características de populações ou fenômeno / estabelecer relações entre variáveis
(modalidades: estudos etnograficos / levantamentos de opiniões , de atitudes ,
crenças , etc...)
v Explicativa:
por explicar algo [conhecimento: por que] /
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema ou da
natureza
Ø Quantitativa
Ø Qualitativa
Pesquisa bibliográfica: livros , site’s , jornais etc...
Pesquisa
documental: pessoas, cartas
Pesquisa
experimental: quando se experimenta algo na sua pesquisa / expor o objeto a
testes ...
Levantamento: opiniões, entrevista, conversar com alguém ...
Estudo de caso: um caso especifico e unico
Pesquisa
ação: se você busca mudar essa realidade de alguma forma ....
Pesquisa
participantes: quando você se ver membro