sábado, 12 de janeiro de 2013

PURA VERDADE! :)


TRABALHO 2 DE METODOLOGIA



OBJETIVO GERAL: Possibilitar uma discussão sobre o uso da Dança como recurso motivador para ampliar as relações sociais e interpessoais de crianças autistas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·       Investigar a utilização da Dança como recurso pedagógico direcionado aos portadores deste Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD);
·       Refletir a respeito da relação entre o Autismo e a Dança.

TRABALHO 1 DE METODOLOGIA




 



 CONTEXTUALIZAÇÃO
            As instituições de ensino regular no Brasil são orientadas, por leis, a matricular as crianças com necessidades especiais. Desse modo, a Constituição Federal de 1988 estabelece no capítulo II, seção I, art. 205, que: “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade...”. No artigo 208, inciso III, reassegura: “(...) atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”.
            Seguindo os princípios assegurados na Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), institui que: “todas as crianças têm o direito de frequentar uma escola e de serem alfabetizadas, respeitando as diferenças, os limites e as possibilidades de cada um”. Em consonância aos mesmos princípios, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Art. 3º da resolução n° 2, de 11 de setembro de 2001, definem esta modalidade de ensino como um processo educacional regido por uma proposta pedagógica apoiada por recursos e serviços educacionais especiais que assegurem o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais.
            Apesar dos avanços conquistados na legislação, é sabido que nem todas as escolas públicas brasileiras possuem estrutura adequada para garantir a inclusão efetiva dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Mesmo assim, a escola de ensino regular deve ajustar o seu fazer pedagógico às especificidades dos alunos, priorizando-as, com a intenção de fazer-se real a chamada ESCOLA PARA TODOS. Logo, os sistemas educacionais devem modificar suas atitudes em relação a esses alunos de modo que deem conta dessas necessidades.
            Uma das alternativas que visa promover o acolhimento dessas crianças com necessidades especiais ao ambiente escolar tem sido a utilização da Dança como instrumento pedagógico. Portanto, este trabalho tem como objetivo central possibilitar uma discussão sobre o uso da Dança como recurso motivador para ampliar as relações sociais e interpessoais de crianças autistas, além de investigar a utilização da Dança como recurso pedagógico direcionado aos portadores deste Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e refletir a respeito da relação entre o Autismo e a Dança.

DELIMITAÇÃO
Uma maneira de se trabalhar com um indivíduo autista é por intermédio da Dança, pois, de acordo com estudiosos da área, este método pode representar uma simulação de relação social, na medida em que os corpos interagem e reagem, conseguindo sentir suas diferenças e/ou características. Neste sentido, a Dança pode ser um importante método para ajudá-los a desenvolver tanto o seu potencial intelectual quanto a sua socialização. Sendo que o maior desafio é saber como fazê-lo.
            Dessa forma, este trabalho visa apresentar uma pesquisa de campo direcionada à utilização da Dança com os alunos com NEE e responder à seguinte questão: A Dança pode ser utilizada como recurso motivador para a socialização de crianças com Transtorno Espectro Autistas (TEA) em todos os três níveis de Autismo?, tendo como público-alvo alunos com TEA que, se define como sendo:
Uma síndrome comportamental com etiologias diferentes, na qual o processo de desenvolvimento infantil encontra-se profundamente distorcido. (...) caracterizada por um déficit na interação social visualizado pela inabilidade de relacionamento com outras pessoas, combinando com déficits de linguagem e alterações de comportamento. (GILLBERG, 1990, pág. 99 & 119)
Acredito que este estudo será de suma importância para os professores de áreas como a Pedagogia, Educação Física e a própria Arte. Um dos interesses é o de mostrar ao corpo acadêmico que a Dança pode ser concebida como disciplina que merece estar no currículo escolar e não apenas como mero complemento das áreas citadas e que pode colaborar com a socialização destes alunos tanto quanto as demais.